Dicas

Dicas ùteis para você economizar água

Dicas de Economia

ATENÇÃO CANTORES DE CHUVEIRO!

Cante, mas economize no repertório. Na hora de passar o xampu e o sabonete, desligue o chuveiro.

DICA PARA O FIM DE SEMANA 

Ao lavar o carro em vez de usar mangueira, use balde.

A EMBASA RECOMENDA

Faça sua higiene diárias, mas não desperdice água. Enquanto estiver escovando os dentes, fazendo a barbaou ensaboando as mãos, deixe a torneira fechada. Reabra apenas para enxaguar.

”LA VAR ROUPA TODO DIA”

Deixe acumular as roupas e lave de uma vez. Se for lavar na mão, não esqueça de fechar a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa.

Vai uma dica: não use sabão em excesso. Assim você evita maior número de enxagues.

REGRAS DA BOA JARDINAGEM

Use regador em vez de mangueira. Assim você gasta muito menos.

NA COZINHA

Feche a torneira enquanto ensaboa a louça e não lave hortaliças e legumes em água corrente. Use uma bacia. Atenção! Ao comprar máquina de lavar roupas ou pratos, verifique no manual o consumo de água do produto.

ÁREAS LIMPAS COM POUCA ÁGUA

Limpe bem a calçada com a vassoura para tirar a sujeira. Depois jogue a água depositada em um balde (sobras de águas de lavagem de roupas que já estão com sabão, por exemplo).

VAZAMENTOS

A conservação e manutenção das instalações internas dos imóveis são, de acordo com a legislação e regulamentos vigentes, de inteira responsabilidade dos usuários dos serviços. O limite de responsabilidade da Embasa se encerra no ponto de entrega do serviço de fornecimento de água (até a caixa do hidrômetro). Fique atento aos vazamentos na sua casa. Caixas d´água, descargas e torneiras pingando são sinais de prejuízo. De gota em gota, sua conta também vai aumentando. E lembre-se que as descargas acopladas gastam menos água.

Verifique o caso sanitário jogando farinha no fundo da privada. Se houver movimentação é porque existe vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

Para detectar vazamentos, em tubos e conexões, mantenha os registros abertos e feche todas as torneiras e saídas de água do imóvel e observe se o hidrômetro registra alteração nos ponteiros dos relógios ou no marcador depois de uma hora sem uso de água.

Veja, também, se não há manchas de umidade nas paredes.

E o principal a lembrar: conserte os vazamentos de imediato, assim que forem descobertos.

 

Saiba Qual o consumo de água para produzir alguns alimentos.

 

Aprenda Algumas dicas de economia com o Aguinha.

Dicas de Economia (Clique na imagem para visualizar Completo)

Dicas Evitar Doenças (Clique na imagem para visualizar completo)